sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Lapa do Médico - Lapas e Grutas na Arrábida

Lapa do Médico

Esta lapa é uma verdadeira maravilha da natureza, descoberta por um pastor em 1856 ou 1857.

É uma gruta subterrânea, onde se admiram belas estalactites e estalagmites.

Como se sabe estalactite é a concreção calcária formada na abóbada dos subterrâneos pela infiltração lenta das águas e estalagmite a formada no solo.

Na do Médico, logo à entrada nos aparece como que uma mitra de bispo e ao fundo, colunas dando um aspecto fantástico.

Apesar de descoberta por um pastor, é conhecida por «Lapa do Médico» por ali ter habitado, por algum tempo, um médico de quem se ignora o nome.

A Lapa fica no atalho que da porta do Carro segue ao chafariz do Solitário, passando-se as ruínas da capela de S. Paulo e atravessando-se o Vale da mesma denominação.

Manuel Maria Portela, em folhetim, no nº 218 da «Gazeta Setubalense», de 27 de Junho de 1873, referindo-se a esta Lapa, escreveu: «El logar eminente, e não distante do vale que chamam da Mata Coberta, por ser de espessura impenetrável aos raios de sol, vêm-se ainda os restos da parede que resguardam o concavo da rocha onde habitou um médico, do qual a tradição nos refere apenas que foi notável pelos seus conhecimentos científicos, e que ali se recolheu, depois de haver percorrido vários países em dilatadas viagens.

A Lapa do Médico tem na parte inferior um vasto subterrâneo que produz verdadeiro assombro.

A entrada é perpendicular e apresenta no começo uma pequena área quási circular donde partem duas compridas galerias em que brilhando pirâmides e colunas de estalactites, ostentam formas singulares.

O tecto da gruta é coberto de saliencias cristalisadas.

Foi surpreendente o efeito que senti entrando pela primeira vez nêste recinto alumiado pelas luzes dos brandões, que lhe davam maravilhoso, impossível de descrever.

O pavimento subterrâneo da Lapa do Médico foi casualmente descoberto no ano de 1856 ou 1857 por um pastor e por mais dois individuos que com ele estavam, destacando por meio da fôrça uma pequena pedra, e atraidos pelo som que haviam percebido vir debaixo dele quando tocado com o cajado, cuja extremidade era revestida de ferro

Etiquetas: ,

-->