terça-feira, 10 de julho de 2007

Visit Portugal

Visit Portugal

Situada perto do mar e numa cruz de quatro caminhos estratégicos (entre Sines, Beja, Alcácer do Sal e Lagos), Miróbriga foi, na sua época áurea, um lugar de romaria e peregrinação.

Hoje é um dos tesouros que os romanos deixaram como marca da sua passagem e um local de visita obrigatório.

Nas ruínas da cidade romana pode encontrar o único exemplar existente em Portugal de um hipódromo - onde se realizavam as corridas de carros puxados por cavalos como as que o filme "Ben-Hur" mostrou. As corridas eram um espectáculo de multidões, que atraía visitantes de terras distantes, e sabe-se que até Roma chegaram notícias das façanhas de corredores como Caio, Apuleio e Diocles e da fogosidade dos cavalos Lusitanos.

Vá até ao fórum (a praça pública, centro político-administrativo e religioso) e imagine como seria o templo principal dedicado ao culto imperial ou um outro dedicado a Vénus. Zonas de comércio, balneários públicos, sistema de esgotos - não é difícil visualizar uma cidade fervilhante de actividade que atingiu o seu esplendor no século I.

Veja os dois edifícios de termas excelentemente conservados, uma ponte e muitas outras coisas que fizeram de Miróbriga a cidade célebre sobre a qual escreveu Plínio, o Velho, o sábio romano do século I autor de uma famosa "História Natural".

-->