quinta-feira, 26 de julho de 2007

Um morcegário em Tróia

Zoomarine - Blogue

Um morcegário em Tróia

Uma colónia de morcegos-rabudo (Tadarida teniotis), pertencente à família Molossidae, uma espécie de morcego considerada rara, ganhou há pouco tempo uma nova casa em substituição da antiga – uma das torres implodida recentemente na península de Tróia.

Técnicos do ICN (Instituto da Conservação da Natureza) e do Imar (Instituto do Mar), que têm vindo a estudar a população destes esquivos mamíferos, levaram a cabo uma delicada tarefa, antes da torre T04, que servia de casa aos morcegos, cair por terra – a captura destes animais, sua colocação no morcegário (a sua nova habitação) e a retirada das placas da torre que lhes serviam de abrigo. Uma operação única no Mundo, até à data, dificultada pelo carácter sensível desta espécie.

Após a colocação dos morcegos-rabudo no morcegário construído especialmente para esta espécie, segue-se um período de monitorização da nova habitação, para verificar se o morcego a adoptou como um “porto seguro”. Uma operação que decorreu com sucesso, mas cujos efeitos serão seguidos com atenção pela equipa que a levou a cabo.

-->