terça-feira, 10 de julho de 2007

O Concelho de Grândola

Regiões

O concelho de Grândola é produtor de arroz, cereais, azeite, vinho e sobretudo cortiça e, tem minas de cobre. O seu litoral é rico em praias de areia branca e fina que deliciam os visitantes. É de referir a conhecida Península de Tróia, com cerca de 18 km de comprimento, estendendo-se até à praia da Comporta. Em toda a sua extensão tem uma vastíssima praia, sossegada e de mar calmo. A ponta norte virada para Setúbal e para a Serra da Arrábida, é um importante centro turístico. Todo o tipo de desportos aquáticos podem aí ser praticados. As ruínas romanas de Tróia , com cerca de 2000 anos, são um dos mais importantes vestígios da presença romana em Portugal.
São também muito belas as praias de Carvalhal e de Melides. A lagoa junto à praia de Melides, extremamente bela e calma, é um óptimo local para a pesca e repouso.
As feiras e festas deste concelho estão distribuídas um pouco por todo o ano.
A gastronomia da zona de Grândola tem, como é natural, as características da gastronomia alentejana. Algumas das especialidades que aqui podem ser provadas e apreciadas são: a açorda à alentejana, migas de batata, coelho frito, arroz de frango com presunto e chouriço, o saboroso ensopado de enguias e o pato assado no forno.

-->